Abril Laranja: mês de prevenção contra a crueldade animal
A campanha Abril Laranja traz luz ao debate sobre prevenção à crueldade animal por meio da educação e conscientização pública. A campanha nasceu nos Estados Unidos, em 2006, para alertar a sociedade sobre as necessidades básicas dos pets, como alimentação adequada, abrigo, saúde física, psicológica e cuidados veterinários, além de promover a empatia e compaixão pelos animais.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou a Resolução nº 1236 de 26 de outubro de 2018 que consiste um regulamento que define e caracteriza os crimes de abuso, crueldade e maus-tratos aos animais.
Maus-tratos é definido como qualquer ato que cause dor ou sofrimento desnecessários aos animais, seja direto ou indireto, comissivo ou omissivo, intencional ou por negligência, má conduta ou imprudência.
Crueldade é o ato intencional de promover dor e sofrimento ao animal, seja por ação ou omissão. Tanto maus tratos, como crueldade, acarretam danos físicos e psicológicos que marcam esse animal para o resto da vida.
Existem 5 conceitos que visam melhorar os padrões de bem-estar para animais:
Estar livre de fome e sede;
Estar livre de desconforto;
Estar livre de dor, trauma e doenças;
Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie;
Estar livre de medo e de estresse.
"Prevenir a crueldade contra os animais vai muito além de nos horrorizarmos quando deparamos com algum tipo de violência".
Para denúcias:
Disque Denúncia: 181
Policia Militar: 190