Verão e período chuvoso aumentam o alerta contra o Aedes aegypti PDF Imprimir E-mail

Com a chegada das chuvas e o calor de uma das estações mais quentes do ano, o verão, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta em decorrência da elevação de focos causada por água parada. Para que isso não aconteça, a Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta aos moradores sobre a importância de cada um no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água, por isso é tão frequente em épocas de chuvas. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e caixa d’água mal vedada.

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Endemias, tem realizado um trabalho permanente no combate ao mosquito. Agentes uniformizados e identificados têm visitado as residências, promovendo orientações e eliminando possíveis criadouros do mosquito. A população pode denunciar focos do mosquito no setor de Endemias, pelo telefone (31) 38761625.

Confira algumas dicas para evitar a proliferação do Aedes:

- Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

- Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

- Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

- Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

- Lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.