Últimos acontecimentos
Educação Especial é tema de Seminário em Urucânia PDF Imprimir E-mail

Dezenas de pessoas participaram na sexta-feira (30/6), no Salão Paroquial, em Urucânia, do II Seminário de Educação Especial, promovido pela Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da ASPON (Associação dos Surdos de Ponte Nova e região). Com o tema “Direito à educação, diversidade e inclusão”, o Seminário contou com uma diversificada programação de palestras e debates com foco na educação inclusiva.

O público foi composto por profissionais da educação, representantes de entidades e população em geral. Na abertura, diversas autoridades estiveram presentes, sendo elas, o prefeito Fred Brum, a Secretária Municipal de Educação, Márcia de Almeida, a representante da Superintendência Regional de Ensino, Sara de Assis e o Secretário Municipal de Educação de Ponte Nova, Daniel Delvaux.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fred ressaltou a importância da realização do Seminário. “Mesmo de forma tímida, a educação especial acontece em nosso município, graças ao trabalho de toda nossa equipe de servidores. Cumprimento a todos participantes e parabenizo a Secretaria de Educação pela realização deste evento que vem de encontro com a nossa meta de ampliar o atendimento e garantir uma educação de qualidade e inclusiva aos nossos alunos”, disse.

Após a abertura, a palestra inicial foi ministrada pela psicóloga e analista educacional da Secretaria de Estado de Educação, Ana Regina de Carvalho, que falou da educação especial na perspectiva inclusiva. Em seguida a professora, Ana Maria Gomes Ferreira Santos, ministrou palestra com o tema “Educação inclusiva – um passo a frente”. Já na parte da tarde, mais duas palestras foram realizadas. A primeira com a professora Dayse Garcia Miranda, que explanou sobre o letramento visual e a segunda com a psicóloga, Gabriela Oliveira Torres com o tema “Inclusão escolar e TDAH. Ao final, a Secretaria Municipal de Educação entregou certificados aos participantes e palestrantes.

Foto: Seminário foi um sucesso e reuniu dezenas de pessoas.

Prefeitura entrega obras de pavimentação e drenagem no bairro Vargem Alegre PDF Imprimir E-mail

Com trabalho, dedicação e compromisso, a Prefeitura de Urucânia acaba de entregar mais uma grande obra de pavimentação, em uma importante via do município. Na semana passada, as obras de calçamento e drenagem, na Rua Padre Antônio Pinto, no bairro Vargem Alegre foram finalizadas.

Importante acesso as comunidades rurais, a Rua Padre Antônio Pinto, no bairro Vargem Alegre recebeu calçamento sextavado e rede de drenagem em mais de 600 metros de via.  A melhoria foi realizada através de convênio firmado entre o município e o Governo Federal.

Acompanhado de assessores e secretários, o prefeito Fred Brum visitou o local e comemorou mais uma obra entregue pela sua gestão. “Trabalhamos muito para a conclusão dessa importante intervenção. Agradeço o apoio e colaboração de todos os moradores e o trabalho da nossa equipe. Estou muito feliz, pois esta obra era um antigo desejo dos urucanienses, e acaba de ser concluída com qualidade”, comemorou.

Prefeitura anuncia a realização do II Seminário de Educação Especial PDF Imprimir E-mail

Com o tema “Direito à educação, diversidade e inclusão”, a Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza na sexta-feira (30/6), a partir das 8h, no Salão Paroquial, o II Seminário de Educação Especial. O evento é destinado para profissionais de educação e membros da sociedade civil e contará com uma vasta programação de palestras abordando vários aspectos ligados a educação inclusiva.

O Seminário tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas da Educação Especial, auxiliando os profissionais no desenvolvimento de atividades inclusivas na rede municipal de educação. As palestras serão voltadas para o atendimento especializado de crianças e adolescentes abordando várias temáticas.

A realização do Seminário de Educação Especial vem de encontro com a meta da atual gestão em proporcionar uma escola inclusiva que possibilite aprendizado de qualidade aos urucanienses.  Mais informações e a programação completa do evento poderão ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou pelo telefone – 31- 986770716.

Mais três cursos do Senar são realizados em Urucânia PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o SENAR/MG concluíram na sexta-feira (16/6), mais três cursos de capacitação em diversas áreas. As atividades ocorreram em Urucânia e no Distrito de Cardosos com ampla participação.

Nos dias 9 e 10 de Junho, ocorreu em Urucânia, curso de operação e manutenção de roçadeira ministrado pelo instrutor Wandeir dos Santos Vieira. No Distrito de Cardosos, nos dias 12 a 16 de Junho, ocorreu capacitação de produção artesanal de alimentos, e no mesmo período, em Urucânia, curso de operação e manutenção de máquinas agrícolas ministrado por Antônio Rodrigo Rocha.

As atividades tiveram como objetivo atender as necessidades de homens e mulheres do campo, ofertando inovação e tecnologias que o auxiliem na profissionalização, produtividade e qualidade.

Foto: Participantes do curso de Operação de Máquina Agrícolas.