Últimos acontecimentos
Verão e período chuvoso aumentam o alerta contra o Aedes aegypti PDF Imprimir E-mail

Com a chegada das chuvas e o calor de uma das estações mais quentes do ano, o verão, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta em decorrência da elevação de focos causada por água parada. Para que isso não aconteça, a Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta aos moradores sobre a importância de cada um no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água, por isso é tão frequente em épocas de chuvas. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e caixa d’água mal vedada.

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Endemias, tem realizado um trabalho permanente no combate ao mosquito. Agentes uniformizados e identificados têm visitado as residências, promovendo orientações e eliminando possíveis criadouros do mosquito. A população pode denunciar focos do mosquito no setor de Endemias, pelo telefone (31) 38761625.

Confira algumas dicas para evitar a proliferação do Aedes:

- Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

- Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

- Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

- Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

- Lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.

Mensagem Feliz Ano Novo PDF Imprimir E-mail

Um novo ano de muito trabalho e desenvolvimento para Urucânia. A Prefeitura deseja a todos um Feliz 2018!

População aprova a realização da Feira da Saúde em Cardosos PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde/UBS Padre Jayme Antunes de Souza, realizou, na tarde de sábado (11/11), na Praça José Luiz da Silva, em Cardosos, a 8ª Feira em Ação de Saúde.  A ação contou com a presença de Dona Luzia (Vice-Prefeita), Richele Aparecida Silva de Jesus (Secretária Municipal de Saúde), Tatiane Luna (Coordenadora da UBS/Cardosos), vereadores, servidores municipais, estudantes e moradores.

Durante o evento, vários serviços foram oferecidos a população, com destaque para vacinação, aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia, avaliação do IMC, orientações sobre a alimentação, dicas de Primeiros Socorros e Campanhas Educativas. O trabalho foi realizado pela equipe multidisciplinar da UBS/Cardosos, com apoio de Militares do Corpo de Bombeiros de Ponte Nova e estudantes dos cursos de saúde da Faculdade Dinâmica e Univiçosa.

“Esta Feira teve como finalidade promover a saúde, disponibilizando vários serviços voltados a comunidade. Gostaria de cumprimentar os participantes, parceiros e demais envolvidos, com destaque para a nossa equipe da UBS/Cardosos, que realizou um ótimo trabalho”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Richele Aparecida Silva de Jesus.

Foto: Equipe da UBS/ Padre Jayme Antunes de Souza durante o evento.

Convite - Palestra Novembro Azul PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Urucânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima terça-feira (21/10), às 9:30h, na Policlínica Dário Teixeira Pataro, palestra com o Tema “A saúde do Homem”, ministrada pelo médico Mardem José de Abreu. A iniciativa faz parte da Campanha Novembro Azul que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Participe!