Notícias
Secretaria de Educação divulga calendário escolar e volta às aulas PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Educação/SEMED, divulgou esta semana, o calendário escolar do ano de 2018, com datas de início do ano escolar letivo na rede municipal. O documento foi elaborado pela equipe técnica da SEMED com apoio da comunidade escolar.

No dia 2/2 (sexta-feira), a partir das 7h, às aulas serão retomadas dando início ao ano letivo 2018. Já os servidores da educação retornarão ao trabalho na quinta-feira (1/2), para uma reunião de planejamento das atividades deste ano.

“O calendário é importante para organizar da melhor forma o tempo pedagógico nas unidades escolares. Pais e responsáveis dos alunos devem ficar atentos às datas, e buscar sempre esclarecer qualquer dúvida junto à SEMED. O calendário estará disponível em todas as unidades da rede municipal”, ressaltou a secretária de Educação, Márcia de Almeida.

Comunicado - Vacinação contra a Febre Amarela PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Saúde/SMS, informa sobre a vacinação da Febre Amarela no município.

Os dias específicos para aplicação da vacina são uma medida para evitar o desperdício de doses, pois o frasco é composto por 10 doses e tem validade somente de 6 horas após aberto, portanto, a SMS solicita a população que compareça nas unidades sempre no início dos turnos.

O público alvo são crianças de 09 meses de idade até pessoas com 59 anos de idade. A população acima de 60 anos, gestantes e mulheres amamentando devem ser avaliadas pelos serviços de saúde previamente à vacinação. Para quem for viajar para área de risco o indicado é administrar uma dose pelo menos 10 dias antes da viagem. Já a pessoa que recebeu uma dose da vacina de febre amarela ao longo da vida será considerada vacinado.

É importante esclarecer que não há motivo para a busca da vacina de forma indiscriminada nas regiões onde não há evidência de circulação ativa do vírus da Febre Amarela.

O cronograma de vacinação acontecerá sempre as segundas, terças e quartas-feiras. Confira:

Segunda-feira: UBS da Jatiboca.

Terça-feira: Policlínica Dário Teixeira Pataro (Policlínica Municipal).

Quarta-feira: UBS de Cardosos.

Horário: 08h às 11h e das 13h às 16h.

Reunião debate criação de projeto de gestão de resíduos sólidos PDF Imprimir E-mail

A implantação de um projeto pioneiro para a gestão dos resíduos sólidos de Urucânia. Esta foi a pauta de uma importante reunião realizada na quinta-feira (18/1), na sede do Executivo Municipal, com a participação de representantes da Prefeitura, Tetra Park e Laticínios Porto Alegre. Estiveram presentes Fred Brum (prefeito), Eriberto Giardini (Secretário Municipal de Obras), Juliano Vieira (Gestor da Associação de Catadores de Material Reciclável de Urucânia/Acamaru), Leonardo Moreira (Relações Públicas do Laticínios Porto Alegre) e Bruno Magalhães (Assessor de Projetos da Tetra Park).

O Projeto que está em fase de elaboração contará com várias ações a curto, longo e médio prazo, entre elas, efetivação da coleta seletiva, campanhas educativas, qualificação dos colaboradores da Associação, melhorias de infraestrutura Usina de Compostagem e Reciclagem e seção de equipamentos. A iniciativa terá apoio do Laticínios Porto Alegre e Tetra Park.

Para o prefeito Fred Brum este projeto é muito importante para a cidade. “Vamos envolver todos os setores da Prefeitura, a Câmara Municipal, Associações e a comunidade nesta ação que tornará Urucânia uma cidade ambientalmente responsável com o lixo que produz. Agradeço a Porto Alegre e a Tetra Park pela parceria neste projeto”, destacou Fred.

Foto: Bruno Magalhães, Eriberto, Juliano, Fred e Leo Moreira na reunião ocorrida na Prefeitura.

Saúde promove reunião com Grupo de Hipertensos PDF Imprimir E-mail

Na manhã de segunda-feira (15/1), a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, mais uma reunião com o grupo de hipertensos do Programa Saúde da Família/PSF de Cardosos. O encontro contou com ampla presença dos assistidos e profissionais de saúde.

Na oportunidade, a enfermeira e coordenadora da UBS/Cardosos, Tatiane Luna explanou sobre os fatores que desencadeiam a doença, tratamento e prevenção. Já a Fisioterapeuta Poliana Albuquerque falou sobre a Lombalgia, conhecida popularmente como dor nas costas.

Ao final da reunião, os participantes aferiram a pressão arterial, verificaram a taxa de glicose, receberam orientações sobre o uso correto e o acondicionamento da medicação de uso contínuo.

Foto: Participantes do Grupo de Hipertensos do distrito de Cardosos.