Fique por dentro:

Portuguese English Spain

Pç. Leopoldino Januário Pereira, 314
Centro - Urucânia-MG - (31) 3876-1300

Newsletter

Central de Atendimento

Se as informações contidas nesse Portal não foram suficientes para você tire suas dúvidas aqui
Email:
Nome:
Msg:
Pontos Turísticos PDF Imprimir E-mail

A cidade ficou conhecida a partir de Padre Antônio Ribeiro Pinto, tido como milagroso, que se estabeleceu na Paróquia Municipal em 1946. A data de sua morte, 22 de Julho, passou a ser comemorada como Dia da Cidade, respeitada como feriado municipal. Sua conduta espiritual tornou-se uma memória cultural para a cidade A cidade de Urucânia possui uma diversidade de bens culturais ligados à religiosidade do município, tais como: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, Museu Padre Antônio Ribeiro Pinto, Casa dos Milagres, Santuário Nossa Senhora das Graças onde também se encontra o Mirante que acolhe a imagem de Nossa Senhora das Graças e o Cristo, ambos em pedra sabão. A cultura do urucaniense tem raízes profundas em festividades e comemorações de cunho religioso como o Quadro Vivo (encenações que antecedem o domingo de páscoa), a Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso (11/Out), Festa de Nossa Senhora das Graças (27/Nov)
que atrai anualmente aproximadamente 30.000 romeiros. As festas juninas são muito celebradas tanto na área urbana quanto rural, sendo um grande atrativo para os moradores que se organizam e festejam com fogueiras, danças, comidas típicas.

•    SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS: Desde que chegou a Urucânia em 1947, Padre Antônio nutriu o sonho de construir um Santuário dedicado à Virgem da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora das Graças, sua santa de especial devoção. Contudo, Padre Antônio não viu seu desejo se concretizar em vida, já que as obras do Santuário só foram concluídas no início da década de 70. O Santuário Nossa Senhora das Graças está localizado à Avenida Ari Soares Martins, s/n no Centro de Urucânia. Está a 1.500 m da Igreja Matriz. O maior fluxo de visitantes acontece no mês de Novembro por ocasião da Festa de Nossa Senhora das Graças que ocorre no dia 27 de Novembro.

•    MIRANTE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS: Em 2002 inaugurou-se mais um monumento religioso, à imagem de Nossa Senhora das Graças, esculpida em pedra-sabão pelo artista Marcos Antônio Sales, da cidade de Cachoeira do Campo – MG, a pedido de Bernardino Alves Mayrink (Didino), que cuidou do Padre Antônio como enfermeiro. A imagem se encontra na parte superior do Santuário, onde com ajuda de fiéis e da Paróquia, foi iniciada a obra do “mirante” em Julho de 2007, tendo sido finalizada em Julho de 2008. O monumento foi abençoado pelo Padre Luiz Carlos dos Santos no dia 22 de Julho de 2008, data de aniversário de morte de padre Antônio Pinto.

•    O CRISTO: Em 2008, mais um monumento foi inaugurado, a imagem do Cristo esculpida em pedra-sabão, pelo artista Marcos Antônio Sales, a pedido do Bernadino Alves Mayrink (Didino). A imagem localizada na parte inferior do Santuário e foi abençoada pelo Padre Luiz Carlos dos Santos no dia 22 de Julho de 2008.

•    MUSEU PADRE ANTÔNIO RIBEIRO PINTO: Está localizado à Rua Padre Antônio, 17 no Centro de Urucânia, ao lado da Casa dos Milagres, aproximadamente 01 Km da Igreja Matriz. Em novembro, é registrado o maior fluxo de visitantes ao Museu, época da Festa de Nossa Senhora das Graças. Atualmente o Museu é freqüentado por moradores da região e romeiros que por aqui passam (cerca de 40.000 por ano). Nesse local alguns objetos e móveis usados por Padre Antônio, além de cartas de todos os lugares do Brasil e de outros países são expostos. Padre Antônio recebia muitas doações, sendo todas registradas em livros e cadernos que podem ser encontrados no Museu. Em 22 de Julho de 1963, morre em Ponte Nova, Pe Antônio aos 84 anos, alterando definitivamente a trajetória de Urucânia, que passou a ser lembrada como última morada do sacerdote. Em 09 de Abril de 1968, a residência onde viveu, foi transformada em museu pelo prefeito Manoel Mayrink Neto.

•    CASA DOS MILAGRES: Está localizada à Rua Padre Antônio, 17 no Centro de Urucânia, ao lado do Museu do Padre Antônio Ribeiro Pinto. A entrada é gratuita. Grupos de visitantes devem respeitar o limite máximo de 20 pessoas por visitação. A Casa dos Milagres é visitada durante todo o ano por pessoas e grupos vindos de todas as cidades do Brasil e conta ainda com visitas internacionais. Destacamos os países: Canadá, México, França, Inglaterra entre outros. A época de maior fluxo de visitantes acontece em Novembro, época da Festa de Nossa Senhora das Graças. É um cômodo único, retangular, com maior dimensão perpendicular à fachada. As aberturas são poucas. O forro é de laje de concreto e o telhado de madeira com beiral lateral simples. As paredes são cobertas por fotografias e as prateleiras estão cobertas de roupas e esculturas deixadas pelos romeiros que buscam ajuda espiritual e física.

•    IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO: Possui forte influência barroca em sua arquitetura. Está localizada à Praça Leopoldino Januário Pereira, s/n no Centro de Urucânia, em frente à Prefeitura Municipal de Urucânia. Construída em 1887 e canonicamente instituída em 11 de julho de 1895. Geralmente, durante as celebrações da Semana Santa, o “quadro vivo” é apresentado em frente a igreja.